Pular para o conteúdo

Mirlene Picin

Início » MIRLENE PICIN INICIA SUA DÉCIMA SEXTA TEMPORADA EUROPEIA NOS 21 ANOS DE CARREIRA

MIRLENE PICIN INICIA SUA DÉCIMA SEXTA TEMPORADA EUROPEIA NOS 21 ANOS DE CARREIRA

Atleta de Mogi Mirim mantém uma das trajetórias mais longas entre brasileiros nos esportes olímpicos de inverno ou verão.

A atleta mogimiriana Mirlene Picin embarca no próximo dia 26 de dezembro para sua décima sexta temporada dedicada aos esportes de inverno, somando 21 anos de carreira, dos quais 18 foram integralmente direcionados às provas na neve. Considerada uma das atletas brasileiras de maior longevidade em modalidades olímpicas, Mirlene reúne resultados expressivos, dedicação constante e uma trajetória marcada pela disciplina e superação.

Os dois primeiros anos de sua carreira foram dedicados à patinação de velocidade, integrando entre 2005 e 2007 a equipe brasileira da modalidade. Nesse período, conquistou títulos regionais, nacionais e internacionais realizados no Brasil. A partir de 2007, iniciou sua carreira internacional no ski cross country, passando também a fazer parte da equipe brasileira de biathlon no ano seguinte. Desde então, competiu na Europa em todas as temporadas, com exceção de 2013/2014 e 2018/2019. No hemisfério sul, participou da maioria das temporadas austrais, exceto nos anos de 2013, 2020, 2021 e 2025.

Com oito participações em campeonatos mundiais de ski cross country e um mundial de corrida de montanha, além de 34 medalhas sul americanas, Mirlene é recordista brasileira em pódios continentais em modalidades olímpicas. Mesmo integrando seleções permanentes e treinando com frequência no exterior, a maior parte de sua preparação foi realizada em Mogi Mirim, sob altas temperaturas e condições muito distantes da realidade das pistas de neve.

Segundo a atleta, a ausência de estrutura e apoio acabou se transformando em um dos elementos que moldaram sua persistência ao longo da carreira. Para ela, a resiliência foi decisiva para que continuasse competindo em alto nível, mesmo diante de adversidades.

O calendário da nova temporada tem início no dia 4 de janeiro, com a participação em uma prova FIS de ski cross country na Alemanha, válida para o ranking internacional. Em seguida, Mirlene disputa etapas da IBU Cup na Alemanha e na Eslováquia, além do Open Europeu de Biathlon, na Noruega. O retorno ao Brasil está previsto para 3 de fevereiro.

A atleta conta com patrocínios de Cortag Brasil, Mauricio de Sousa Produções, Hospital 22 de Outubro, Syrius Medical Group, TM Racing Motos Brasil, Mediphacos e Fermac Cargo. O projeto também recebe apoio da Agência Theodoro JR. As fotos utilizadas são de arquivo pessoal da atleta.