Em sua nona edição, o Projeto de Reflorestamento Podium Verde, encerrou a contagem das medalhas que reverteu em mudas destinadas ao reflorestamento.
O ano de 2024 marca quase uma década do projeto, que foi iniciado no ano de 2015.
Ao longo do ano, foram 8 medalhas conquistadas e 110 mudas plantadas.
Os títulos foram conquistados em provas de rollerski, de ski cross country e de corrida de rua e de montanha.
A parte prática do projeto, é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, representada pela gerente Isabela Guardia. As mudas são plantadas e manuseadas conforme o plano de arborização urbana da cidade. O viveiro de mudas do Horto Florestal da cidade é o fornecedor das plantas para esse projeto.
Modelo Internacional
A dinâmica de troca de medalhas por árvores chama a atenção da comunidade esportiva, educacional e das áreas ligadas à sustentabilidade. O projeto foi reconhecido pela IBU (International Biathlon Union) como um modelo de trabalho para a causa da sustentabilidade e por tal motivo a atleta se tornou embaixadora da entidade que comanda o Biathlon no mundo. (Biathlon, disciplina olímpica de inverno)
Ocupando espaço na mídia, já foi tema de muitas matérias e reportagens nos meios de comunicação impressos, digitais e televisivos, tanto nacionais quanto internacionais.
Idealizadora
A idealizadora do projeto é a atleta mogimiriana Mirlene Picin. Pioneira do biathlon no Brasil, se tornou referência em esportes de neve e montanha, completando duas décadas de carreira esportiva neste ano de 2024.
“Lá trás, quando demos início a ideia, confesso não imaginar ser tão duradoura e reconhecida. Hoje, 9 anos depois, estamos cada vez mais consolidados, reconhecidos internacionalmente e temos um pool de empresas que apoiam nossas ações. (Cortag, Syrius Medical Group, Hospital 22 de Outubro, Mauricio de Sousa Produções, Marangoni Meisser, TM Racing Motos Brasil, Mediphacos, e a Agência Theodoro Jr.
A quantidade de árvores que plantamos chega a ser simbólica perto do montante que é necessário reflorestar. Mas vamos além, e o principal trabalho realizado por nós é de chamar a atenção para o assunto durante todo o ano e não apenas em datas alusivas ao meio ambiente. Através de nossas ações, queremos educar cidadãos conscientes para um futuro breve, onde o meio ambiente e questões relacionadas à natureza, ao lixo, ao respeito e cuidado, façam parte do cotidiano.” – Mirlene Picin
Para 2025, o projeto segue com os mesmos moldes da reversão de medalhas em mudas, das atividades educacionais e estão sendo preparadas ações comemorativas a uma década de existência e mais novidades em relação a parcerias e e eventos realizados pelo projeto.
Creditos das Imagens; Arquivo pessoal no viveiro de mudas do Horto Florestal de Mogi Mirim