Nos dias 20 e 21 de maio de 2023, a cidade de Atibaia (SP) sediou a segunda etapa dos Rocky Mountain Games 2023, competição esportiva que atrai atletas de todo o país em busca de superações e conquistas. Dentre as modalidades disputadas, destaca-se o uphill, uma corrida de 4,5 quilômetros com 700 metros de altimetria, cuja largada ocorre na pista de pouso do voo livre e a chegada é no topo da imponente Pedra Grande.
A grande campeã feminina da competição foi Mirlene Picin, que brilhou ao conquistar a primeira posição na categoria geral. Com o tempo de 42 minutos e 36 segundos, a mogimiriana não apenas sagrou-se vencedora, mas também superou o recorde estabelecido no ano anterior, quando a campeã fechou a prova com o tempo de 42 minutos e 59 segundos e Mika ficou com o segundo lugar com 45 minutos e 1 segundo.
Mirlene demonstrou uma evolução notável em sua performance nas provas de uphill, também conhecidas como kilômetro vertical. Em entrevista, comentou sobre a trajetória de sucesso. “Minha evolução nas provas de uphill ou kilômetro vertical está sendo nítida. Neste ano de 2023, nos três eventos que larguei, fui campeã ou vice. Nesta prova de Atibaia, em específico, melhorei meu tempo em quase 2 minutos e 30 segundos em relação ao tempo do ano passado. Isso mostra que minha especialização nesta modalidade de provas de subida ou ascensão tem permitido um ganho de performance significativo”.
Apesar de enfrentar uma crise alérgica respiratória no dia da corrida, Mirlene demonstrou determinação e superou as adversidades. “Larguei no domingo em meio a uma crise alérgica respiratória e, mesmo estando longe dos 100% da minha condição, pude performar bem e acima das demais competidoras”, afirmou a atleta.
Os próximos meses prometem ser igualmente desafiadores para Mika. Ela se prepara para duas etapas do Campeonato Brasileiro de Rollerski 2023, competição que soma pontos para o ranking internacional de ski. Além disso, já garantiu vaga no Campeonato Sul-Americano de Kilômetro Vertical, que ocorrerá, neste ano, no Brasil.
Além do sucesso esportivo, Mirlene também se destaca por sua contribuição ao projeto de reflorestamento Podium Verde. Com a medalha de ouro conquistada na competição, ela adicionou 20 mudas ao projeto, que já está em atividade desde 2015. Até o momento, a mogimiriana acumula três pódios, sendo duas medalhas de prata e uma de ouro, totalizando 50 mudas doadas em 2023.
O projeto ocorre em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Mogi Mirim. Vale destacar que a atleta tem como patrocinadores a Cortag, Mauricio de Sousa Produções, Hospital 22 de Outubro, Syrius Medical Group, TM Racing Motos Brasil, Mediphacos e Visafran Seguros e o apoio da Agência Theodoro Jr.
Patrocínio:
Cortag
Hospital 22 de Outubro
Syrius Medical Group
TM Racing Motos Brasil
Mediphacos
Mauricio de Sousa Produções
Visafran Seguros
Apoio
Agencia Theodoro Jr