A atleta Mirlene Picin obteve a melhor pontuação das atletas da América do Sul na prova de 7.5 quilômetros do Biathlon Open European Championship 2023, realizado em Lenzerheide, na Suíça, de 24 a 29 de janeiro.
Mirlene participou de provas nas disputas individual, de 15 quilômetros, sprint, de 7.5km, e Mixed Relay, revezamento por país com quatro atletas, sendo dois homens e duas mulheres.
Na prova do dia 27 de janeiro, o sprint de 7,5km com duas paradas de tiro (em pé e deitado), a mogimiriana marcou 246 pontos IBU, a sigla da International Biathlon Union, a União Internacional de Biatlo. Foi a melhor pontuação de uma brasileira em eventos na Europa desde 2016 e o melhor resultado de Mirlene depois do sistema de pontos, que passou a ser adotado em 2015. A mogimiriana foi a melhor brasileira da prova, a melhor sul-americana e, ficou à frente de atletas da Dinamarca, Bósnia, Estônia, Canada e Cazaquistão.
Com 246 pontos atingidos, Mirlene se classificou para competir em duas IBU Cups no Canadá, no final de fevereiro e início de março. “Esse início de ano foi uma verdadeira montanha-russa. Competi nas IBU Cups da Eslováquia, Eslovênia e no Europeu da Suíça. Comecei com resultados razoáveis, cheguei a abandonar uma prova na Eslovênia, primeira da carreira por escolha minha, e, no final das contas, no último final de semana, atingi o meu melhor resultado desde 2013 e os melhores pontos no novo sistema de 2015”, destacou Mirlene. A esquiadora está em Obertilliach, na Áustria, para a IBU Cup, com mais 2 sprints de 7.5km com duas paradas de tiro.
Patrocínio:
Cortag Brasil
Hospital 22 de Outubro
Syrius Medical Group
Mauricio de Sousa produções
TM Racing Motos Brasil
Sicredi Força dos Ventos
Apoio:
Mediphacos
Agência Theodor JR