Mirlene Picin é a Campeã do Circuito Nacional de Skyrunning 2022 na modalidade Kilómetro Vertical.
Sendo a líder do Ranking Nacional de 2022, a atleta conquistou a vaga para representar o país em todas as maiores competições internacionais da modalidade nos próximos meses:
– Mundial de Skyrunning, na Itália em Setembro de 2022
– VK Open Championship, na Itália em Outubro de 2022
– Mundial de Sky Snow, na Itália em Fevereiro de 2023
– Sulamericano de Kilómetro Vertical, no Brasil, em Epírito Santo, Abril de 2023
O título de Campeã Brasileira foi conquistado com a pontuação acumulada pela atleta nas seletivas realizadas no país de março a julho deste ano:
– Etapa da Copa do Mundo de KV – Mestre Alvaro – ES – Abril (segunda colocada)
– Desafio Lord Up Hill – Jaraguá do Sul – SC – Maio (campeã)
– Up Hill RMG – Pedra Grande – Atibaia (segunda colocada) Prova promocional fora do ranking
O que é KV?
O Kilómetro Vertical consiste em provas de subida na montanha. A largada é feita na base e o ponto final é o pico. O Kilómetro Vertical não é uma prova de 1km. As distâncias dos eventos podem variar de 2.5km até no máximo 5km morro acima. O percurso tem que ter um ganho de elevação ao redor de 1000m, com inclinação variando entre 30% a 50%. A largada dos atletas é feita individualmente contra o relógio, ou dividida em baterias de grupos. Ganha quem fizer o menor tempo do ponto mais baixo ao ponto mais alto.
A modalidade tem competições oficiais na europa desde o início da década de 90.
Os atletas de elite desta modalidade, naturalmente vem de países que tem no relevo altas montanhas e cadeias rochosas como os Alpes. França, Itália, Suiça, Áustria, Andorra e Espanha figuram como os países com mais tradição nessa modalidade, por motivos óbvios.
Histórico da atleta na modalidade
Apesar de competir na montanha desde 2012 e ser a campeã da primeira edição da Mizuno UpHill 2013 (primeira maratona de subida do Brasil), a mogimiriana só foi realizar sua primeira prova de KV no ano de 2018, na Espanha. No Brasil não haviam provas desta modalidade. Mirlene fez sua estréia no Kilometro Vertical de Zegama, na Espanha, em evento válido para o ranking do Circuito Mundial de Kilómetro Vertical. Mika, foi a primeira brasileira entre homens e mulheres a disputar essa modalidade, terminou na 19ª colocação entre as 35 participantes. Ela fechou a prova em 49m18s. A vencedora foi a francesa Christel Dewalle, com 37m36s, na ocasião , campeã do circuito vertical e uma especialista nessa disciplina.
Naquele mesmo ano de 2018, vivendo na espanha, Mirlene Competiu em várias provas desta disciplina com os seguintes resultados:
– Kilómetro Vertical Dobrado La Collarada – Vilanua – Espanha – Campeã com quebra de record do percurso
– Subida Oroel – Jaca – Espanha – terceira colocada
– KV El Último Bucardo – Linas Del Broto – Espanha – terceira colocada
Em 2019 foram mais duas provas da modalidade na itália
– Scalata Delle Sorgenti – Nocera Umbra – segunda colocada
– Scalata a Rocca Maggiore – Assisi – terceira colocada.
O Brasil no Mundial Skyrunning 2022
Evento acontece na região de Piedmonte, Vale de Ossola
O Brasil será representado por 18 atletas entre homens e mulheres divididos nas 3 disciplinas disputadas no mundial: 50km, 25km e o Kilómetro Vertical
Mundial acontece pela chancela da ISF International Skyrunning Federation
O Skyrunning ou a corrida no céu é a modalidade mais extrema de corrida em trilha. As provas acontecem em montanhas a 2000m de altitude e em terrenos técnicos.
28 países estarão presentes com suas seleções
As provas acontecem de 8 a 12 de setembro
É o primeiro mundial da corrida de montanha da atleta, apesar de ser referência da modalidade no país. No ski, Mirlene representou o país em 6 campeonatos mundiais (o evento acontece apenas de 2 em 2 anos)
Republica Checa 2009, Noruega 2011, Itália 2013, Suécia 2015, Finlândia 2017 e Alemanha 2021. Mika já está classificada para o Mundial de Ski da Eslovenia 2023.
Patrocínio para o Mundial Skyrunning
Cortag Brasil
Hospital 22 de Outubro
Syrius Medical Group
Mauricio de Sousa produções
TM Racing Motos Brasil
Sicredi Força dos Ventos
Fermac Cargo Brasil
Mediphacos
Apoio:
Agência Theodor JR
Créditos da Imagem: Nato Canto